sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeito Kabão (DEM) paga ‘extra’ a PMs com dinheiro do Fundeb

Quando exercia o posto de cabo da PM do Maranhão, José Martinho dos Santos, o popular Kabão (DEM), mandava nos subordinados graças à autoridade que a patente lhe assegurava.
Entretanto, mesmo afastado das funções militares, detém o comando do destacamento que serve à cidade de Cantanhede, onde exerce o cargo de prefeito.
Só que hoje chefia não por conta hierarquia militar, mas graças a um artifício manjado, porém de forte apelo: o favorecimento financeiro.
Kabão consegue manter a obediência e a fidelidade de sete militares lotados no destacamento de Cantanhede, que recebem um salário extra pago pela prefeitura, com um agravante: o pagamento é feito com dinheiro do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), de acordo com  documentos em poder do blog de maio de 2010.   Como são muitos nomes, foi feito o quadro acima só com os PMs.
Artifício
O artifício utilizado por Kabão para bancar o “mensalinho” dos militares é o mesmo que já levou alguns prefeitos para a cadeia. Funciona assim: a prefeitura paga para uma cooperativa e esta se encarrega de efetuar os repasses para os apadrinhados do político.
Em Cantanhede a instituição encarregada dessa tarefa é a Interativa (Cooperativa de Serviços Múltiplos), cuja sede está localizada na cidade de Aquiraz, interior do Ceará.
A Interativa é alvo de investigações. Ele atua em vários municípios do Maranhão como é o caso de Itapecuru (reveja).
Veja um dos pagamentos da Prefeitura de Cantanhede à Interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário