terça-feira, 23 de março de 2010

Veja os nomes que vão decidir o futuro do PT no MA

O PT sempre enfrentou polêmicas internas, e mesmo em meio aos maiores embates, o enfrentamento sempre se deu entre ter ou não candidato majoritário ou aliar-se a esse ou aquele partido, mas tudo dentro do que convencionou-se chamar “campo democrático”, alternativa que não incluía o PMDB e o DEM, partidos comandados pela família Sarney no Maranhão.


Foi no meio desse processo de democracia interna que surgiu os grupos e lideranças que hoje comandam o partido no estado.

Mas desta vez o dilema é diferente: discute-se se o partido vai apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ou a de Flávio Dino (PC do B); decisão que pode mudar definitivamente – para o bem ou para o mal – a imagem do partido no Maranhão.

A tese dos que defendem o apoio à família Sarney fundamenta-se na possibilidade de crescimento do partido a partir de uma estrutura de poder; enquanto o contrário defende a proximidade ideológica e o crescimento a partir da base e se for com uma estrutura de poder, que não seja aliando-se a inimigos históricos.

As duas teses defendem apoio incondicional à candidatura de Dilma Russef à Presidência da República.

175 delegados do partido vão decidir qual rumo tomar durante o congresso do PT que acontece dias 26 e 27 próximos.

Como desta vez a encruzilhada é diferente não se pode fazer prognósticos a partir de uma divisão dos votos formada por opções internas no “campo democrático”, como já o fazem setores da imprensa direcionando 81 votos para o grupo do deputado federal Domingos Dutra (pró-Dino), 80 para o grupo do suplente Washington Oliveira (pró-Roseana Sarney) e 14 indefinidos, estes sob comando do sindicalista Rodrigo Comérciário.

Como creio tratar-se de uma decisão essencial, publico os nomes dos 175 delegados, que não podem ser tratados como rebanhos do curral eleitoral desta ou daquela liderança.

lista completa de delegads no blog do Raimundo Garrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário