quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jornada Estadual de Formação Política do PT do Maranhão foi um grande sucesso

A Jornada Estadual de Formação Política do PT do Maranhão reuniu cerca de 60 militantes de várias cidades do Estado nos dias 24 e 25 de Abril no SESIR do Araçagy. A jornada contou com a participação, como expositores, do professor Francisco Gonçalves, ex-dirigente do PT-Ma, do jornalista Franklim Douglas, também ex-dirigente, de Henrique Sousa e da diretora da Fundação Perseu Abramo Selma Rocha. Selma Rocha é Graduada em História e mestre em História pela USP. Lecionou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na PUC. Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1996); secretária municipal de Educação de Santo André (1997-2000); presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001); membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (1996-2003) e Diretora da entidade durante a gestão 2004-2008. Foi consultora da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Os trabalhos foram conduzidos por Genilson Alves Secretário Estadual de Formação Política do PT. Também acompanhou os trabalhos o Presidente Estadual do PT Raimundo Montero.
Foram apresentados três módulos elaborados pela Fundação Perseu Abramo que serviram como referência para a exposição dos conteúdos. O módulo I conhecer o que foi feito para melhor prosseguir, ficou à cargo de Francisco Gonçalves que apresentou a linha do tempo de construção nacional do PT apresentando elementos da história do PT, concepção, resoluções fundamentais e funcionamento. Franklin Douglas apresentou elementos para a construção da linha do tempo estadual enfocando as bases sociais do que viria a se tornar as diversas gerações da militância petista no estado. Nesse sentido apresentou as vinculações do PT com o movimento estudantil, com os trabalhadores rurais, com os sindicatos, com as comunidades eclesiais de base da igreja, e com os intelectuais.
O módulo II governando sem medo de ser feliz apresentado por Henrique Sousa discutiu o projeto nacional do PT, a política internacional, elementos dos programas de governo desde 1989 e um breve balanço do governo Lula. Os grupos de trabalho discutiram e apresentaram sínteses das ideias chaves discutidas bem como avaliações sobre o momento político do PT estadual.
Selma Rocha, diretora da Fundação Perseu Abramo apresentou o terceiro módulo intitulado Semeando o Brasil que queremos enfatizando sobretudo o caráter estratégico que a formação política têm para a concepção do PT enquanto um partido de esquerda, socialista e democrático. Nesse sentido a qualificação da militância petista para o debate de ideias e disputa de posições para a construção de uma hegemonia social de caráter petista é fundamental, bem como resgatar o próprio fundamento do fazer político como uma atividade nobre, não submetida aos vícios caros à cultura política brasileira.
No domingo, dia 25, o coletivo de formação elaborou um plano de ação para Jornadas Regionais e Municipais de formação. A meta mínima estabelecida é que os cursos de formação atinjam 10% dos filiados do estado ou seja, 2.700 filiados. Constituiu-se seis regionais que programaram 13 cursos à serem realizados nas datas 14/15 de Maio ou 29/30 ou 04/05 de Junho. A região metropolitana que engloba a grande ilha e municípios próximos realizará nos dias 29 e 30 de maio, mantendo a estrutura básica da programação, e priorizando a participação de filiados dos municípios que não estiveram presentes na jornada estadual.
Ao final da Jornada o secretário de formação Genilson Alves fez uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados enfatizando o esforço dos presentes em construir um momento fundamental para a organização do partido no estado em detrimento das dificuldades pessoais de cada um. Selma Rocha, visivelmente emocionada, lembrou que, apesar do importante momento político que vive o estado de São Paulo, com o lançamento da candidatura de Mercadante ao governo estadual paulista e Marta ao Senado, a sua presença em São Luís para esta atividade de formação foi parte fundamental da construção da unidade do PT. O coletivo se reuniu para tirar a foto oficial do grupo.
Bruno Rogens – Militante do PT
http://mrrogens.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário